Projeto Anacrouse

Amigos e parceiros musicais desde a década de 90, Jorge Foques e Daciara Collor decidiram criar, em 2017, o coletivo musical Anacrouse.

Quando iniciaram os ensaios para a primeira apresentação, convidaram Fofa Nobre para uma participação especial em uma música especial do repertório, mas a empatia que resultou desde o encontro, acabou fazendo com que ela tornasse do coletivo.

O nome Anacrouse, veio de uma música composta por Jorge Foques, que fala sobre delicadezas que compões a vida. Na música, Anacrouse é nome dado a presença e/ou execução de nota ou notas no início de obra musical e no tempo fraco do compasso, como preparação para o tempo forte do mesmo.
 
Jorge Foques, multi-instrumentista, compositor e cantor, já lançou três discos e trabalhos com vários gêneros musicais. Em seu último disco - Ayô - mostra em suas composições a musicalidade Yourubá, que pesquisou por muitos anos.
 
Fofa Nobre dedica-se a gaita ponto desde a infância e executa todos os gêneros musicais, ultimamente com um olhar especial para a música popular brasileira e para o jazz. Seu segundo trabalho, composto por trabalhos próprios e de outros artistas, já está disponibilizado a todos através das plataformas digitais. 
 
Daciara Collor tem como instrumento a voz, em constante desafio em interpretar gêneros musicais diversos, tanto em trabalhos próprios como acompanhando outros músicos. Seu EP está em fase de gravação.
 
O projeto coletivo Anacrouse, sobe aos palcos desde 2017, teatros, eventos, bares e também em apresentações ao ar livre. 
 
Integram também estas apresentações músicos e convidos, numa harmoniosa e às vezes insólita mistura de instrumentos, que resulta em uma sonoridade marcante.
 
A base do repertório é composto por música brasileira e urbana, com uma olhar especial sobre compositores gaúchos. Mas, não há restrições e vários gêneros podem fazer parte das apresentações, como: jaz, blues, música nativa e instrumental.
 
O projeto coletivo Anacrouse - Jorge Fofa e Daciara - entende-se como um grupo criado para, partindo de sua aldeia, fazer música criativa e de qualidade para todos os lugares.
 
VÍDEO 
 
 
MAPA DE PALCO

 

 

 

 

           

 

© 2024 RGP Produções. Todos os direitos reservados.